Dicas para superar as derrapagens e irregularidades na pista.

Lobo, pilotando Atacama.

Derrapagens, buracos e ondulações nas vias podem desequilibrar a motocicleta e ocasionar a queda do piloto – por vezes causando graves lesões, sério risco de atropelamento e diversos outros acidentes.

Para minimizar as consequências destes imprevistos, saiba como controlar sua motocicleta em duas situações limites mais comuns.



                                                                                                                                                                 1. Derrapagem

O caso mais complicado de contornar é quando ocorre o travamento da roda dianteira. Nesta situação, libere a alavanca de freio e, em seguida, volte a acioná-la com suavidade para retomar a frenagem. Desta forma haverá maiores possibilidades de controlar sua motocicleta.

Se a derrapagem acontecer devido ao travamento da roda traseira – fato que ocorre com maior frequência - fixe o olhar na direção que deseja seguir e tente manter uma trajetória reta enquanto controla a derrapagem pelo guidão.

Neste caso, libere o acionamento dos freios e volte a acioná-los suavemente logo em seguida. E lembre-se: sempre mantenha a motocicleta em pé (nunca incline seu veículo).


2. Irregularidades na via

Buracos e ondulações na pista são obstáculos frequentes aos pilotos de motocicletas. Caso você encontre um destes imprevistos pela frente, procure levantar-se em cerca de 15 cm do assento com o auxílio das pedaleiras, para evitar um choque violento.

Enquanto estiver nesta posição, mantenha os joelhos flexionados e segure o guidão com força, mantendo braços e punhos prontos para receberem o choque.

Fique nesta posição apenas durante o tempo necessário, depois volte ao assento o quanto antes.

Fonte: http://www.michelin.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário